Pela Verdade, Liberdade e Informação




Se a informação é a nossa melhor arma, acabou de dar mais um passo para a fortalecer.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Projecto Vénus e o amor do nosso governo


O "Projecto Vénus" propõe uma alternativa à economia baseada no dinheiro (monetarismo) : uma economia baseada nos recursos disponíveis.
Segundo este projecto, já existe tecnologia suficiente neste momento para que o ser humano possa viver em equilíbrio com o meio ambiente e ainda sem trabalhar - isso mesmo, propõe um mundo onde existe abundância para todos sem termos de trabalhar, podendo por isso ficar mais livres para o desenvolvimento pessoal, o contacto connosco mesmos e a vivência de experiências que não é permitida à grande maior parte de nós, por não existir tempo ou dinheiro suficiente.

Jacque Fresco, projectista industrial, engenheiro social, professor, inventor e um dos criadores do projecto, afirma que, hoje em dia, a tecnologia é capaz de substituir o ser humano na maior parte dos trabalhos "aborrecidos", e que esta deveria libertá-lo, ao invés de prendê-lo mais ao entrar em competição com ele por um emprego, levando o ser humano a rebaixar-se a condições de trabalho precárias.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas se isso é possível e se os nossos governantes gostam tanto de nós e só querem o melhor para nós, como todos afirmam em tempo de campanha, porque será que ainda vivemos numa sociedade monetarista? Não é de certeza porque não conseguem... se provocaram todas as guerras até agora e acabaram com elas, se permitiram que chegássemos à lua, também conseguem mudar este aspecto da sociedade, se assim o quiserem. Porque não o mudam então?
Porque não dá jeito. Eles até reforçam o monetarismo ao colocarem mais dinheiro em circulação.

Se o Homem competir com a máquina, das duas uma: ou a máquina ganha, ou o h
omem tem de render mais que a máquina, ou seja, sujeitar-se a trabalhar mais que ela, gastando menos dinheiro que ela, e muitas vezes isso implica faltas de segurança no trabalho também.

Ao escravizarem o Homem desta maneira, é quase impossivél não o controlar, pois numa sociedade monetarista o Homem necessita de dinheiro para viver, e de um emprego para ganhar o dinheiro, e de competir com uma máquina para ter esse emprego, e de se sujeitar para poder competir com a máquina.

Depois vem a questão dos impostos. Compra uma casa, acaba de pagá-la, é completamente sua... Mas tem de pagar impostos sobre ela, como se não lhe pertencesse. A sociedade está organizada de uma tal maneira que toda a gente tem que pagar impostos, a não ser que não desfrute de hospitais, escolas, serviços de segurança, casa própria, etc, etc, etc. Ou seja, a não ser que viva na rua, sem quaisquer condições sanitárias e de segurança, terá de pagar imposto pela sua vida, que é sua por direito e nem comprada foi.

E uma questão mais... Se a tecnologia tem sido utilizada na produção, então esta aumentou bastante, seria motivo para existir abundância, mas o que se verifica é o aumento da escassez. Porquê?
Porque dá jeito.

Ao promover a escassez, não distribuindo os bens produzidos pelo povo (destruindo uns, construindo outros de maneira a que dure pouco, deitando fora toneladas de comida diariamente ao mar ) o sistema obriga o Homem a deixar-se escravizar ainda mais, a virar-se contra outros homens, a competir com outros homens. Dividir para reinar. A escassez provoca as guerras. Se existisse abundância, qual seria o motivo para fazer a guerra? E a guerra promove a sustentabilidade financeira de alguns, que controlam o sistema.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ao viver numa sociedade em que se trabalha mais do que 8 horas diárias, se dorme outras 8 horas (se se conseguir), se tem preocupações com o quanto a sua vida lhe está a custar monetariamente e como a vai pagar no próximo mês, entre outras coisas, o indivíduo, aos poucos, esquece-se de si próprio. Esquece-se de se procurar, de se descobrir, de estar em contacto consigo mesmo. E um indivíduo que não está em contacto consigo mesmo, aos poucos torna-se um zombie, está vivo mas a sua vida não é dele, é mais uma "ovelha" que perdeu o sentido crítico em relação à sociedade e segue o rebanho em direcção ao que os seus governantes e leis dizem, caminhando para o precipício - quando eles passam a controlar completamente a sua mente.

Temos exemplos disso, quando as preocupações exteriores a nós, sejamos ricos ou pobres, acabam por prevalecer, como com o nosso José Castelo Branco, ou a famosa Paris Hilton, entre milhares de tantos outros infelizmente, que seguem o sistema de olhos vendados.

O seu governo não se preocupa consigo, preocupa-se só e apenas com quanto dinheiro pode render consigo, com o quanto lhe pode roubar com os impostos, com o quanto o pode escravizar, com o quanto lhe pode extorquir, com o quanto o pode afastar de si mesmo/a, com o quanto o pode controlar. Nada mais.
Não deixe que o tornem um zombie, não se deixe tornar uma ovelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário