Pela Verdade, Liberdade e Informação




Se a informação é a nossa melhor arma, acabou de dar mais um passo para a fortalecer.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Feudalismo


Todos os grandes imperadores e ditadores partilharam um sonho: governar o mundo. Júlio César em Roma, Napoleão Bonaparte em França, Hitler na Alemanha fascista, Staline na URSS comunista, etc. Mas seria esse sonho demasiado elevado? Seria possível um único homem realmente dominar todo o mundo? Esta ideia parece saída de uma história de ficção, mas a realidade é que nenhum dos supra citados era burro...

Qual seria a sua ideia então? Como fariam para o conseguir?
Na realidade é muito simples - um sistema de pirâmide.


Recordemo-nos então do sistema feudal:
Na época em que os reis necessitavam de adquirir mais terreno e gerir o território já adquirido, tiveram de arranjar uma solução para fazer ambas as coisas eficazmente. E arranjaram. Dividiram o terreno em partes e cederam-nas a vassalos nobres, em troca de fidelidade e cumprimento de certas leis, ou seja, os nobres tinham liberdade de ditar leis, mas dentro de certos limites, que não ofendiam as leis do rei. Desta maneira, o rei podia dedicar-se à arte da guerra com a segurança de que o seu terreno estava a ser gerido sob as suas ordens. Por sua vez os nobres muitas vezes faziam o mesmo e dividiam a sua terra por outros subordinados.

Dividir para reinar.
O rei só teria de controlar 5 ou 6 vassalos nobres e detinha o poder sobre toda a sua população.
Esta foi também a ideia dos mais inteligentes ditadores e imperadores.


Isto, a um nível global, hoje em dia seria algo deste género:

Existiriam países com um presidente. Em cada um dos continentes existiria uma união com acordos comerciais entre os territórios, leis, e um presidente continental (ou da união desse continente) que presidiria aos outros presidentes menores. Os cinco presidentes continentais teriam uma "união" também, um grupo onde discutissem a política e a economia a ser posta em vigor e, por fim, essa "união" intercontinental teria também um presidente - o presidente do mundo (através do sistema de vassalagem). Todo o mundo falaria a mesma língua e teria a mesma moeda.

Se o presidente mundial fosse uma pessoa muito boa e honesta, teríamos paz eterna e abundância mas, se houvesse corrupção (como em todos os postos de poder) a política seria a ditadura, a escravidão da população.

Mas não há nada com que preocupar, afinal não estão a surgir uniões continentais em lado algum.

Um comentário:

  1. Gostei bastante deste post, realmente curioso o modo como relaciona o feudalismo com os governos, digamos assim, actuais e apoio o seu ponto de vista.

    Uma abraço da High

    ResponderExcluir